sábado, 7 de dezembro de 2024

Porto segura em poesia

 E só por um momento eu queria me desligar do mundo.

Não sentir nada. Amor, ciúmes, culpa, medo, raiva. Dormir sem sonhar sonhos agitados. Não pensar em nada. Não sentir nem a brisa tocar a minha pele. 

Só por um segundo, não existir! 

“Sobre sentir demais o tempo todo


Parece que uma tempestade de poesia está se formando aí dentro... derrepente uma enxurrada de sentimentos, avalanche de pensamentos, tudo se encobre, e a beleza do ser humano transparece como chuva, vento; no por do sol, nuvens pesadas e céu azul, arco-íris e calmaria. As vezes o sentimento vira arte, as vezes vira uma dança na chuva, sorrisos com lágrimas, abraços infinitos, gritos no travesseiro. 


E, tem gente com o poder de organizar, acalmar, equilibrar, respeitar e abraçar. Tipo um anjo que Deus põe no nosso caminho, que ousa tirar o teu sorriso no dia triste, e surpreende com uma simplicidade, acolhe só de ouvir. Tem gente que é porto seguro. E tem gente que é poesia...

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Quando eu rejeito a distorção de realidade de alguém, não estou sendo abusivo, estou sendo racional e honesto comigo mesmo e com a pessoa, e protegendo minha auto estima e consciência. pondero constantemente meu comportamento por temor de cometer alguma injustiça. E, vejo se tudo que há, se da minha parte houver sinceridade, pra mim está bom. 

Gostaria de respeitar mais pessoas com casos de distorções de realidade; abordar com mais sutileza e acolhimento. Porém, sinto que aceitar uma loucura qualquer, é como massagear o ego inflado que camufla cada dor. temos a chance de nos renovar a cada manhã, enfrentar medos, fazer diferente, e melhor, e excepcional!

Temos essa oportunidade de agora de perdoar nossos próprios medos, erros e angústias. Somos falhos, e vez ou outra falharemos mesmo que não queiramos, por medo, escassez ou excessos. E no processo de amadurecimento, o reconhecimento de nossas falhas é o início do despertar da consciência e para a realidade. E no despertar, se "restar" só amor, auto estima, alegria, fé, amizade, felicidade Deus... veremos que temos TUDO, e nada mais nos faltará. O básico será o fantástico e a verdade será o princípio de cada um

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

 A gratidão é a beleza da alma.

Ser grato é a maior empatia que podemos ter. Pois, podemos ser gratos à algo ruim: pela experiência, pelo aprendizado. Invés de reclamar, sejamos gratos. Mesmo porquê, se atraímos tudo o que pensamos e sentimos, quando reclamamos estamos atraindo mais problemas. Quando agradecemos, significa que entendemos o processo. Entendemos o aprendizado. Entendemos a sabedoria adquirida. 

Não é sobre agradecer por algo ruim, é sobre entender, e agradecer. É a consciência da vida.

Ser grato é um sentimento bom, quase um sentimento de amor, como um sentimento de se ganhar um presente e desembrulhar, tirar da caixa, admirar e dormir abraçado com o presente de tanto que gostou. Quando somos gratos por algo, sentimos assim.

É difícil ser grato por algo ruim. Porém, aí entra a sabedoria e mentalidade em buscar discernimento, compreensão. As vezes pode demorar pra entender, aí as fases se repetem, até aprender. 

Talvez, devemos ser gratos, mesmo que não entendamos; 

Talvez, devemos ser gratos, mesmo que não entendamos; dar graças, não murmurarmos, apenas agradecendo e perdoando incansavelmente. Talvez essa não seja a solução para os problemas, mas vai deixar o ambiente leve e agradável, inspirador e criativo. E a reclamação só negatividades.


Como é bom viver perto de pessoas cheias de gratidão, a vida fica feliz, há mais amor, mais compreensão, mais positividade. Como é bom sermos a gratidão; e interagir com o mundo neste sentimento iluminado da gratidão. Fazer bem para as pessoas, lidando melhor com conflitos, distribuindo sorrisos, abraços, alegria; ouvindo, abençoando, amando... quem tem gratidão tem a alma bonita e agradável, uma fonte de luz interna que se traduz em sorriso, bom humor e alegria...

Fajardo



quinta-feira, 25 de julho de 2024

 ...se vocês pararem pra analisar, a vida se resume em "dar valor"... quando não damos valor na juventude, passamos a vida adulta lembrando das coisas simples que não demos valor... sinto que quem aprendeu os valores das coisas simples bem cedo, tem uma vida mais saudável, mais feliz, e mais tranquila.

quando aprendemos a dar valor, mesmo na velhice, a vida melhora. Valorizar o momento presente, o agora, este sorriso, este amor, esse dia que passa puramente suave, Valorizar agora estas amizades, os pais, a comida, a água... valorizar o que temos, e desfrutar com alegria....
O passado, são lembranças. Podemos nos punir ou sorrir com as lembranças. e podemos transmutar, podemos transcender, podemos abençoar, desapegar e agradecer o passado. Não vivemos mais lá. Somos o agora. Somos este momento, desta leitura, e do que vais fazer depois que terminar essa leitura. Somos lembranças e sonhos, experiências e objetivos. Somos a lembrança de experiências e a vontade de realizar os sonhos. Porém, "Somos" o verbo ser no presente. e Dar o valor para este momento da vida, é o soltar tudo, agradecer o Todo, abençoar o passado, sorrir com o canto do passarinho, se refrescar com água gelada e apreciar o por do sol em silêncio sem nada pensar. Dê valor a isso, ao simples. comece agora.

Danilo Fajardo

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Tudo que é complexo, é difícil de lidar: beira a mentira. Algo ESTAR-SE-IA errado se não fosse tão simples. (Conjugação estranha, né?) olha só uma Mesóclise com o verbo estar. Denomina-se mesóclise a colocação do pronome oblíquo átono no meio do verbo. que bosta né?!
É como se algo tivesse que ser diferente no passado, complexo.
que bosta de texto...
Eu prefiro a simplicidade, a verdade, prefiro a honestidade e estar rodeado de pessoas confiáveis... uma das maiores riquezas da vida é deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo. tem gente que paga pra isso, faz terapias, compra colchões modernos, travesseiros que corrige a postura, toma remédios pra apagar. Antigamente, as pessoas dormiam em colchão de palha, travesseiro de penas de pato, mas tinham a honestidade como principio de conduta. Naquela época, uma vez mal falado, seria sempre mal visto. pois o nucleo de pessoas era pequeno e as pessoas não tinham entretenimento, elas se relacionavam entre si, e não com outras pessoas de outros estados.
Sonho com uma vida simples. num lugar tranquilo. um amor suave, cheiro de terra, leite da vaca fresco, umas galinhas, pinhão no fogão a lenha, e um café quente.
o Fajardo



quarta-feira, 29 de maio de 2024

Sobre o AMOR



O amor é um estado de êxtase. Além de nossos corpos nús, nossas almas se despem e demonstramos tudo que há. De almas nuas nos relacionamos em amor verdadeiro.

O amor puro é poderoso. Ele inunda nosso ser, preenche todas as colunas, transborda em alegria, uma felicidade plena que dá sentido a tudo. O amor muda, melhora nossa essência. É como jogar sementes de bondades, alegrias e abundâncias em nossas vidas. Florescerá!!!

Quando as pessoas amadurecem, fica mais difícil de encontrar alguém para amar, ou se relacionar. As experiências encinaram a observar os sinais destrutivos, e a gente sempre pondera, compara, reflete. Já não é mais aquele romance de adolescentes que se amam inconsequentementes.

(Ah... como era bom amar sem pensar nas consequências....!)

A gente ia, depois vinha, as vezes se perdia, depois se encontrava. Era uma montanha russa de emoções que a idade já não tem mais paciência pra essas coisas. Agora somos seres mais racionais. Aprendemos a dizer não, aprendemos a esperar, aprendemos a trocar ideias mais profundas pra identificar as intenções, os traumas, os medos e as verdades das pessoas.

Por isso, me resta a elegância, o bom humor, atitude, a verdade, e uma postura firme, e ser o amor, ser a poesia, ser bons sentimentos. Me resta ter uma Energia tão boa que as pessoas queiram sentarem pra conversar. O que há de melhor na presença humilde, amável e gentil, protetora, forte e inteligente. O que há de melhor no ser humano é o que posso ser. Talvez eu não tenha mais a inocência de amar desenfreadamente, mas eu posso cultivar o sementes de amor por onde passar. O amor maduro de empatia em longos abraços, conversas sinceras e ouvir, ajudar, acolher, e dizer belas palavras inspiradoras que farão os olhos brilharem, o coração pulsar, e os olhos se fecharem num abraço longo e infinito que faz nossas almas transbordaram....

Meu coração termina esse texto batendo forte. Danilo Fajardo

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Do caos nasce abundância


No trabalho de cura somos como a terra a ser cultivada. Temos que revirar, retirar hervas daninhas, retirar pedras, e reorganizar. Dói, e é trabalhoso desenterrar coisas que estava lá na profundezas e analisar se é bom ou não. Ressignificar. Talvez aquele tronco enterrado sirva de contenção, talvez as pedras só retirar. Aquele trauma precisa ser extirpado, assim como as ervas daninhas, aquela pessoa precisa ser perdoada, assim como devemos tirar os pesos das pedras do passado que só pesam e atrapalham.

E ao reorganizar aquele montante de terra, um novo canteiro nasce; da gosto de ver aquele canteiro pronto, preparado, organizado, esperando o plantio. Antes era só um terreno inerte ao que a natureza e o destino trazer. Agora, é um canteiro organizado, a ser trabalhado para prosperidade e abundância. E deixar florescer conscientemente nossos sonhos, o amor, a alegria, a paz, 

Perdoar é desapegar, perdoar é seguir em frente, perdoar é ter compaixão daquele que feriu por não saber usar as ferramentas sagradas da vida: as palavras, o amor, a gratidão, o abraço etc... Talvez essa pessoa que precisamos perdoar possa ser nós mesmos. Pois não somos perfeitos. Se estamos aqui, estamos na busca para sermos pessoas melhores, precisamos nos perdoar de nossos próprios erros, se honramos o trabalho de Cristo na terra, a salvação através do verdadeiro arrependimento, teremos o perdão. E todos aquele entulhos serão retirados de nossa mente alma e coração, e logo teremos um terreno fértil, arado, adubado e pronto para a prosperidade. 

E a partir de agora, basta você plantar as sementes dos seus propósitos neste terreno do seu coração. E trabalhar mantendo nesse canteiro limpo todos os dias, organizando, regando, observando se está indo no caminho certo, se nada está atrapalhando.

Somos por essência o carbono da vida, a criação Divina, os buscadores do amor, da justiça e da felicidade. Somos os elementos em mutação. Somos alma vivente criadores de nossos destinos, somos os agricultores de nossa própria terra...


Sejam felizes, muita luz 🙏🏻🌱💜

Danilo Fajardo



 

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

SONHO DO AMOR PROIBIDO


 Eu tinha 26 anos, me apaixonei por uma menina de 15. Um amor inexplicável a primeira vista. Lutei desesperadamente contra esse sentimento, mas ela também me amou a primeira vista. E quando falei a ela, ela me disse que também lutava contra esse sentimento. Era um amor proibido. Um desgraçado amor profundo arrebatador. Amor que segurava, negava, recusava, fugia. E ela recusava, fugia, e negava.


Mesmo os dois negando, os dois amando como um imã que se repele e atrai ao mesmo tempo. Um magnetismo desenfreado, bastava botar os polos corretamente que se grudariam e nunca mais se soltavam.


Fui na casa dela conversar com os pais dela, com todo respeito de cuidado do mundo. Tive o consentimento para um relacionamento. E lá no porta retrato, uma foto dela de um ano e pouco atrás, uma criança brincando no chão de terra com os primos, e do meu lado uma mocinha formada. Um ano e pouco de diferença, de criança em mulher já se tranformara. A cabeça era de menina, corpo de mulher. E meu coração era só dela. Neguei, neguei e fugi. Me arrependi. Voltei atrás. Uma luta doentia contra o que sentia. Fugia, E os anos passavam, e o sentimento nunca mudava. Pensamento era dela. Fiz até um poema pra ela, chamado ELA, a Gabriela. Tanto incomodava mesmo estando com outro amor, ELA sempre voltava nos pensamentos, no coração, e no poema explanava minha paixão:


"ELA

vc eh uma pessoa que acalma meu coração, inspira escrever belas palavras, e que sejam sempre palavras inspiradas pelos bons sentimentos, que a poesia vire rotina e a felicidade percorra nossas veias como o sangue que nos dá vida.  se eu pudesse escreveria sempre. sempre. sempre. Sempre! pois a cada palavra que derramo aqui, vai enchendo nossos corações com a esperança de quem sabe que a paz de uma boa companhia  vale o tempo e a distância e a espera por longo dos tempos. amo vc!" Nunca mandei a ela.


Na época que conversávamos, um dia mandei uma música a ela. GunsnRoses Patience.


Eu achava que tínhamos que ter paciência. No tempo certo as coisas iam se ajeitar. E o tempo foi passando. Ela namorando de lá, eu de cá. Mas, sempre pensava, lembrava e me punia por ELA não ser minha. "Porque?" E o pensamento as vezes me batia, o amor feriu e nunca mais cicatrizou, marcas eternas na alma, marca de um eterno amor. Um arrependimento profundo que nunca passou. 


12 anos sem passaram. Sem contato, sem conversa, sem se ver. Não sei como, tenho o contato dela salvo em meu WhatsApp, apareceu aqui numa pesquisa de contatos,  abri pra ver, na foto de perfil, a comno vestido de noiva de seu casamento. "Que linda foto!" Dá vontade de dizer, mandar uma mensagem. Dizer falsamente "parabéns, que sejam felizes. Desejo muita sorte e felicidade". Mas seria muita falsidade.


E todo esse tempo, que passou, eu não fico pensando, nem lembrando, mas venho sonhando com ELA, só assim pra lembrar de sua existência. Porém fico pensando como, quanto, e quão profundo marcou esse amor a primeira vista. De alguma forma eu sei, ela deve pensar ocasionalmente, deve sonhar. Talvez, assim como eu, de vez em quando deve pensar, "e se tivessemos tentado? E se a gente ficasse junto? Será?" Não sei. Prefiro não ficar pensando muito nisso, só penso agora, pois sonhei, e acordei as 4:30 e comecei a escrever isso.


Esse imã, que um dia se encontrou, queria grudar mas tentávamos desviar e se repelia. Duas vidas muito Distantes não se atraem nem se repelem. Mas, vez ou outro sonho com ela. De tanto amores que tive, só ela eu sonho. Não fico pensando, em momento nenhum do dia, nem relembrando, nem comparando, me punindo, nada. Mas, sou vítima dos meus sonhos. Foram-se 12 anos, 4220 dias, e mais um sonho essa noite. Talvez meu coração ou minha alma estejam me punindo.


Hoje ela tem 27, a idade que eu tinha. Mas e daí...? O tempo é implacável só traz sabedorias.


6:04 da manhã e saiu o primeiro brilho do sol, vou ali trabalhar, mais um dia. Um dia respeitei um diferença enorme de idade, e hoje não será diferente, vou respeitar também uma mulher casada.


Danilo Fajardo