segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

articulador de sonhos

Outro dia a consciência me perguntou: o que você pode fazer para mudar o mundo?

Eu respondi: posso mudar o mundo pela minha arte!

Sorridente e satisfeito fui fazer a minha arte; fiz mudei uma geração de pessoas inteira, derramei toda minha lamentação, alegria, emoção e solução, me apresentei á um país inteiro, no final. eu vi que essas pessoas envelheceram e morreram, com elas, a minha arte.


Fiquei triste, não entendi o porque minha arte morreu, resolvi fazer minha arte para ciganos, assim, eles migrariam de uma cidade a outra, e como um vírus, espalharia pelo mundo, atingiria o maior números de pessoas e minha consciência ficaria mais tranquila. Fui e fiz! Fazia a minha arte direto para os ciganos, esbanjei felicidade angustia, solução, lamentação, todo meu intelecto estava se aflorando diante de minha arte, os ciganos ficaram maravilhados, mas tão maravilhados que contavam e a todos que encontravam pelo caminho e principalmente para seus filhos aquelas historias, cantigas e pinturas que um velho sábio os apresentará, assim, se foi uma geração. 


E os filhos dos ciganos, cresceram casaram e tiveram filhos, porem, eles contavam para os filhos as boas lembranças dos seus pais, como eles encenavam, cantavam pintavam. Algo eles passaram para os filhos, Talvez a esperança de um mundo melhor. Logo a geração dos netos dos ciganos morrerá, minha arte também.



E, percebi que minha consciência começou a me perturbar novamente, mas não sabia onde estava o erro, resolvi desenvolver minha arte às pessoas mais ricas. As lideranças, aos mais influentes na sociedade, esbanjei felicidade, angustia, solução, lamentação, sabedoria, ensinei matemática, engenharia, como e passar esses conhecimentos aos seus irmãos, usei todo meu intelecto, estava se aflorando diante de minha arte um sentimento de poder, eu tinha uma sensação que as pessoas passariam a diante, consequentemente ensinariam pessoas mais pessoas influentes a usar a influencia para passar a minha arte. Passaram-se 10 gerações, e eu estava satisfeito, no entanto, percebia que as pessoas estavam desviando dos ensinamentos, começaram a usar o conhecimento a arte, para serem superiores, obter mais poder, riqueza e passaram a sabotar a arte para seu bem próprio, para que as pessoas não vissem mais que estavam sendo supostamente exploradas pelos seus lideres influentes. Lamentei-me. Impus uma auto punição, jurei nunca mais errar, com minha arte eu amaldiçoei o mundo. Quem realmente precisa de minha arte, não só não á tem, mas esta alienada a arte que os lideres, agora arrogantes, impuseram e não conseguem se libertarem sozinhas desse mal 


Minha consciência me cobra em dobro agora, - o que você fará para mudar o mundo que criou?

Passaram-se mais ou menos 3 mil gerações

Viajei pelos quatros cantos do mundo, vivenciei cada cultura vi que existia. vi traços de minha arte espalhada por todos os lados, minha emoção, minha alegria, minha tristeza lamentação todos meus sentimentos... e, vi que os ciganos deixaram um pouco da minha arte em cada uma cidade que passaram, as cores das minhas pinturas estava espalhadas, não era arte, mas são as cores, as cores estavam lá compondo o ambiente, percebi que minhas cantigas estavam lá, não ás que eu ensinei aos ciganos, mas as notas, acordes, repiques e batidas, estavam lá!!!

Percebi que nem tudo estava perdido, era questão de reorganizar, como um vírus minha arte se espalhou, se fragmentou e estava, de alguma forma, ajudando as pessoas, ai, eu vi que conseguira mudar o mundo, mas não estava certo ainda, minha consciência me cobrava e eu buscava um modo de reorganizar essa arte. Logo analisando os lideres, e vendo como eles alienavam para manter a liderança continua, só faltava entender como isso funcionava, depois de 10 gerações, a essência de minha arte morreu com os lideres oportunos que usaram minha arte para alienar as pessoas, como que eles conseguiram?? Eu consegui por poucas gerações e eles continuam conseguindo, será que eles enganara-me com a sua arte??? Improvável!!mas e essas pessoas??? 

Naquele momento de reflexão e indagação, passava um garotinho com pás de terra, segurando ganchos e roldanas. Traços da minha engenharia e matemática que ensinei aos lideres. A criança suja, torta e já musculosa não era traço de minha arte... decidi seguir a criança, e ela me levou até um local que havia outras iguais a ela, que pela aparência deveria ser irmão de sangue, entre eles também parecido porem bem mais velho,um senhor que trabalhavam duro , demonstrando como fazia , aquele parecia o ser o pai, incentiva a trabalhar duro pegar ferramentas cada vez mas pesadas. Lá tinha também um líder que os comandavam e dava em troca de seu trabalho, algo que poderia o sustentar e toda sua família; as crianças cresceram, e mantiveram a personalidade do pai, forte, 

valente e encorajador, que ensinava seus filhos a fazer o que o pai ensinou, um dia curioso, perguntei ao pai, neto do homem que havia visto com as crianças, você já ouviu falar de minha arte? Ele respondeu, isso é coisa de gente rica, preciso trabalhar!!! Me dê licença que esta perdendo meu tempo!!!! Vá embora!! Ali, com aquele homem, minha arte estava morta, não existia traços sequer. Qual era a fonte para isso acontecer? Como mudar aquela pessoa com minha arte se ela nem se quer me escuta? Como posso mudar o mundo agora??? Como fazer com que os lideres divulguem minha arte, minha alegria e sabedoria?? Como fazer um ser arrogante em ouvir?? Minha arte esta lá, pintada nas paredes, batidas, encenações, ele aprenderam algo, mas cadê a essência???? Porque tudo mudou??? Pai o que faço????????

E a consiencia respondeu: filho quando criança, eu ensinava você a ser o que é hoje.

O silencio tomou posse de minha mente, a consciência não falou mais nada, eu fiquei por La por horas analisando aquelas palavras, “crianças, ensinava, ser”; então, resolvi analisar as crianças, e entender o que elas eram, o que seus pais ensinavam, e em uma torrencial de lamentações percebi:



....Atirei o pal no gato, mas o gato, não morreu... ... nana neném, que a cuca vem pegar, seu pai esta na roça e sua mãe foi passear... o anel que tu me deste era vidro e se quebrou, o a mor que um me deste era pouco e se acabou....

Marcha Soldado, Cabeça de Papel, 
Se não marchar direito, 
Vai preso pro quartel
O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acorda acorda acorda
A bandeira nacional

O Cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O Cravo ficou ferido
E a Rosa despedaçada
O Cravo ficou doente
A Rosa foi visitar
O Cravo teve um desmaio
A Rosa pos-se a chorar

boi, boi, boi

Boi da cara preta
Pega esta criança que tem medo de careta
Não , não , não
Não pega ele não
Ele é bonitinho, ele chora coitadinho
Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, bota deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Ai percebi, as crianças; elas são quem vão passar minha arte a diante, elas tem o poder, só preciso passar a minha arte para elas... devo criar canções, emoções, felicidades, tristezas e alegrias, preciso recomeçar tudo de novo, devo escrever poemas, peças de teatro, quero fazer com que as crianças iluminem-se com minha arte, fará dela a seu modelo de vida, do mesmo modo que os elitistas criaram suas obras pra alienar, minhas crianças irão fazer a minha para corrompe-las, minha lição de vida vai ser passada a cada expressão, vou mudar esse mundo, minha consciência vai gostar do que farei.


E assim o fiz, peregrinei o mundo, adoçando crianças, iluminando suas mentes, fazendo-as vencedoras, libertando do mal que os lideres impunham com sorrisos de alegria, a matemática, engenharia física e outras matérias, ensinei para que seus filhos construam um mundo maravilhoso, fiz com que a tristeza fosse banida de minha arte. em meu ensinamento principal era ensinar, repassar minha arte, transmiti-la, fazer com que a arte fluísse através dos tempos e assim como um vírus de alegria, contaminaria toda a existência do mundo com bons pensamentos.

Assim,me senti satisfeito. Minha consciência me agradecia e o mundo passaria o bem... - E hoje, estou aqui, para saber como esta minha arte. Você, o que fez com minha arte? E você, o que acha da minha arte. Esta repassando aos seus filhos?? Você, servo divino,como esta transmitindo minha alegria?? E você o que faz pra presenciar seus filhos com minhas belas canções? Você, dá à elas o equilíbrio e emoção de minhas cores?? E você, usa minha música para anima-lás? Passa e demonstra a alegria necessária ao seus filhos??


Danilo Fajardo de Oliveira

0 Sua Opinião:

Postar um comentário